A 4ª Edição do SÃO TOMÉ FEST FILM arranca hoje!

SÃO TOMÉ FESTFILM Blog

A 4ª Edição do SÃO TOMÉ FEST FILM arranca hoje!

Está a chegar a quarta edição do São Tomé FestFilm, que acontece este ano de 24 a 27 de Outubro e que decorre na cidade de São Tomé.

Com mais de 400 inscrições recebidas, a seleção oficial resulta num total de 28 filmes vindos de 13 países (Alemanha, França, Estónia, Portugal, Espanha, Brasil, México, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e Timor Leste), que estarão em competição nas 4 categorias a concurso, longa-metragem, documentário, curtas de animação e curtas de ficção.

O Júri é composto por elementos de renome internacional, nomeadamente Anabela Dinis Branco de Oliveira, professora universitária de cinema (Portugal); Umbelino Brasil, cineasta e professor universitário de cinema (Brasil); Bruno Carnide, realizador (Portugal); Luís Oliveira Santos, realizador, professor e fotógrafo (Portugal); Alfonso Palazón Meseguer, professor universitário de Estudos de Comunicação (Espanha); Yusuf Bahar, realizador e coordenador de programação em festivais de cinema (Turquia); Ismael Sequeira, pintor e apreciador de Arte (São Tomé e Príncipe); Sofia Borges, artista visual e investigadora (Portugal) e Frederike Migom, realizadora (França).

Na cerimónia de abertura, dia 24 de Outubro pelas 18h no Centro Cultural Português de STP, será exibido o filme “Uma Vida Sublime” de Luís Diogo. Este filme, que estará a participar na Competição Internacional, já conquistou 27 prémios internacionais este ano e terá a sua estreia nos cinemas Portugueses em Janeiro de 2019.

Estreias nacionais e internacionais de filmes feitos no âmbito do Projecto Curtas PALOP – TL / UE – de seis realizadores de países lusófonos marcam uma forte presença na edição deste festival, que conta também com a parceria do Centro Cultural Português de São Tomé e Príncipe. Serão apresentados os filmes: “Percursos” de Mauro Pereira [DOC, Angola]; “Hora de Bai” de Samira Vera Cruz [DOC, Cabo-Verde]; “Pá Nhá Téra”de Rui Manuel da Costa [DOC, Guiné-Bissau]; “Vestindo a Religião” de Yara Costa [DOC, Moçambique]; “Mina Kiá” de Kátia Aragão [FIC, São Tomé e Príncipe] e ainda “Tara Bandu” de Victor de Sousa Pereira [DOC, Timor-Leste].

Neste festival, que se considera um espaço privilegiado para a exibição das obras nacionais e que apoia a sua produção e divulgação, serão exibidos mais dois filmes de jovens realizadores São-Tomenses, sendo eles: “Quem é o teu parceiro?” de Valeri Andre Menezes e “Filhos D’agua” de Juelce Beija Flor, ambos em estreia nacional. No final desta sessão (dia 26 OUT às 18h00) haverá uma conversa com os realizadores.

A sessão de encerramento decorrerá no Centro Cultural do Brasil STP no dia 27 pelas 18h, na qual serão divulgados os grandes vencedores.

Destacam-se as parcerias que se estabeleceram com o Instituto Camões, com o Centro Cultural do Brasil-São Tomé e Príncipe, Aliança Francesa e a Casa de Cultura que se tornaram os espaços de acolhimento do festival. O festival conta com apoio do IPDJ – INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE e do Município de Estarreja. Ao nível dos media este ano tem o apoio da revista Bantuman.

A festa do Cinema em São Tomé é uma iniciativa da ASSECOM-CA – Associação São-tomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico.

Plataforma de suporte

Submit your film

Encontra os filmes que procura

Pressione Enter / Voltar para iniciar sua pesquisa ou pressione ESC para fechar

By signing in, you agree to our terms and conditions and our privacy policy.

New membership are not allowed.

Morada
Rua Senhor dos Aflitos nº4, 1ºESQ
3800-260 Vera Cruz e Glória

Todos Direitos Reservados 2024 SÃO TOMÉ FESTFILM. Powered by ASSECOM-CA.