MEMÓRIAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – SÃO TOMÉ FESTFILM’17

SÃO TOMÉ FESTFILM Blog

MEMÓRIAS DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – SÃO TOMÉ FESTFILM’17

O São Tomé FestFilm realiza este ano a sua terceira edição de 15 a 19 de fevereiro e irá decorrer na cidade de São Tomé. Na tela serão exibidos filmes vindos um pouco de todo o mundo, que estarão em competição internacional nas 4 categorias a concurso (longa-metragem, documentário, animação e curtas – metragens). No total foram submetidos 810 filmes de 54 países diferentes. A competição internacional conta com um total de 39 filmes selecionados, na categoria de Curta-metragem 15 filmes, na de Longa-metragem 2, na de Documentário 7 e na de Animação 15, distribuídos por 11 sessões de exibição.

O Júri desta edição é composto por elementos de renome internacional ligados ao cinema, televisão educação e atividades culturais, nomeadamente Anabela Dinis Branco de Oliveira, professora universitária de cinema (Portugal); Umbelino Brasil, cineasta e professor universitário de cinema (Brasil); Hugo Gamelas, músico, produtor executivo e director técnico (Portugal); Paulo Brites, músico, actor e produtor cultural (Portugal); Bruno Carnide, realizador (Portugal); Luís Oliveira Santos, realizador, professor e fotógrafo (Portugal); Joaquim Pavão,, músico e realizador (Portugal); Paulo d´ Alva realizador e professor (Portugal); Nilton Medeiros, realizador (São Tomé e Príncipe) e Afonso Januário, realizador (São Tomé e Príncipe). O Centro Cultural Português acolherá mais uma vez a abertura da terceira edição do festival no dia 15, pelas 18h, na qual serão exibidos o filme “Manuel” de Bruno Carnide, vencedor da edição anterior da Competição Nacional, assim como a curta-metragem “A Pedra” de Ana Lúcia Carvalho, que conta com a participação do ator São-Tomense Ângelo Torres que está na competição internacional deste ano. A fechar a noite dois documentários produzidos ainda na era colonial em São Tomé cedidos pela Cinemateca Portuguesa. A exibição destes dois filmes enquadra-se no tema “Memórias de São Tomé” que o festival desenvolve na presente edição.

A organização do festival tem uma preocupação especial com o público infantil tendo agendado sessões especiais dedicadas ao público mais jovem. Este ano o objetivo passa por levar as sessões competitivas de animação a este público infantojuvenil. Também está agendada uma palestra em colaboração com a Aliança Francesa, onde serão abordados temas como processo evolutivo do cinema Francês e o contexto do cinema em São Tomé e Príncipe que realizar-se-á no dia 18, pelas 10h30 no Centro Cultural Português.

A sessão de encerramento decorrerá no Centro Cultural do Brasil no dia 19, pelas 16h, na qual serão divulgados os grandes vencedores. Destaca-se as parcerias que se estabeleceram com o Instituto Camões, ao nível da cedência do espaço, assim como o Centro Cultural do Brasil, e a Casa de Cultura, Direção da Cultura que se torna este ano um dos espaços de acolhimento do festival. O festival conta com apoio da Aliança Francesa, IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Município de Estarreja. Ao nível dos media este ano tem o apoio da Andim TV e Rádio Somos Todos Primos. A festa do Cinema em São Tomé é uma iniciativa da ASSECOM-CA – Associação São-tomense de Entretenimento e Comunicação Multimédia, Cultural e Artístico. Coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca organizador do Festival Internacional de Cinema de AVANCA desde 1997. Todos os detalhes desta edição poderão ser consultados na grelha de programação.

Plataforma de suporte

Submit your film

Encontra os filmes que procura

Pressione Enter / Voltar para iniciar sua pesquisa ou pressione ESC para fechar

By signing in, you agree to our terms and conditions and our privacy policy.

New membership are not allowed.

Morada
Rua Senhor dos Aflitos nº4, 1ºESQ
3800-260 Vera Cruz e Glória

Todos Direitos Reservados 2024 SÃO TOMÉ FESTFILM. Powered by ASSECOM-CA.